quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Primeiro trabalho - Havaianas


Olá! Gostaria de começar pelo crochê que, como já disse, é meu xodó. Mas ainda não tenho nenhuma foto dos meus trabalhos em crochê, por isso, vou começar com essa sandália personalizada, que está no auge agora.

Você vai precisar:
Cola de contato permanente, termolina leitosa, cola de sapateiro, pincéis, guardanapo para decoupagem, fita de cetim e o enfeite fica a seu critério, pode ser botão, flores de acrílico, o que a imaginação mandar.

Comece retirando as tiras da sandália, reserve; passe no mínimo 4 camadas de cola na sandália, passando a primeira, espere secar e assim sucessivamente, até a quarta camada. A cola de contato atua como um super adesivo, ela não seca totalmente, fica "grudando". Após uma meia hora da última camada, cole o guardanapo, cuidadosamente para não enrugar. Não coloque o guardanapo de uma vez, comece pelo calcanhar e, com delicadeza, vá colando aos poucos, alisando com as mãos. O trabalho com o guardanapo é sempre muito delicado, qualquer movimento um pouco mais brusco e ele se rasga. Então, leveza nas mãos é fundamental.


Depois de colar todo o guardanapo, corte o que sobrou com uma tesourinha daquelas de cortar unhas, com as pontas curvas. Com um pincel macio, aplique uma camada de termolina leitosa e aguarde a secagem. Depois, aplique a segunda camada e espere secar bem. De preferência, de um dia para outro. Pode-se usar o secador de cabelos, mas não é uma boa opção. Secar ao natural é sempre melhor, de preferência ao sol.


Para as tiras, começamos com gotinhas de cola de sapateiro (adesivo de contato). Eu uso "Brascoplast - Standard" (bisnaga). Aplicar pequenas gotinhas no início da tira e enrolar a fita (duas voltas); na parte de cima, girar a fita duas vezes para dar aquele efeito. Dar a volta em toda a tira e no final, colocar mais algumas gotinhas de cola e finalizar com duas voltas da fita. Não cortar. Na hora de colocar a tira de volta na sandália, enfiar o que sobrou da fita no buraco da sandália e depois que estiver toda montada, cortar o excesso embaixo, na sola. O enfeite do meio, pode-se tentar colocar junto com a fita, quando estiver cobrindo a tira, ou, se não der, faz-se o acabamento depois, com fio de nailon transparente.


Espero ter conseguido explicar direitinho. Qualquer dúvida, estou à disposição.
Abraços e uma ótima tarde!!!

2 comentários:

  1. Olá, Andressa!
    Super bem-vinda a esse mundo virtual! Cuidado.... blog, vicia!!!!
    Show seu chinelo ;D
    Bjks,
    San Vasro

    ResponderExcluir